segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Vida na cidade

Movimentada, agitada e electrizante. È assim a vida na cidade.
Um mundo de correrias frenéticas alheio a quem nos rodeia, ninguém se cumprimenta, ninguém se fala, ninguém se conhece. Onde o tempo custa ouro, senão mesmo diamantes, pois temos que apanhar o metro, o eléctrico, o comboio, o autocarro, o táxi, o barco e o carro para podermos chegar a casa depois de um longo e exausto dia de trabalho onde as reuniões e os telefonemas são o prato do dia. Chegamos a casa com um zumbido nos ouvidos e assim continuamos pois a auto-estrada passa mesmo por debaixo da nossa janela, mais ainda assim vamos ver televisão ou navegar na Internet ate de madrugada.
Além de todas estas correrias esta vida consegue ter mais coisas boas como os assaltos, os roubos, os engarrafamentos no trânsito, a falta de segurança e a poluição de todos os tipos que caracteriza o céu cinza que é rasgado pelos aviões que sobrevoam a cidade e as buzinas barulhentas que nunca dão descanso aos nossos ouvidos. Tudo acontece ao mesmo tempo, o stress acumulado do trânsito congestionado, a falta de companheirismo, o desemprego; oferecendo-nos prendinhas como enxaquecas, úlceras ou gastrites.
Por outro lado há quem não consiga fugir desta rotina pois as oportunidades são muitas e o “ter tudo à mão” é prático. Há quem se sinta mais livre numa cidade pois ninguém conhece ninguém, as pessoas não comentam as vidas dos outros pois nem têm tempo para isso. Quem nasce na cidade dificilmente se habitua a viver no campo.
Em comparação com a vida bucólica, a vida urbana é aterrorizante, um inferno. Aqui, onde uma filinha de carros já é motivo para dores de cabeça, onde uma romaria que se realiza uma vez por ano é a única altura em que se pode queixar de poluição sonora, estamos no céu. Aqui na vila onde a vida é sinónimo de paz de espírito, também tendo as suas desvantagens mas estando livre do stress urbano, conseguimos viver melhor.
A qualidade de vida no interior é muito melhor, pois a segurança existe, o stress é vendido em pequenas quantidades e o tempo vale prata pois há tempo para tudo, ate para falar da vida da vizinha Alexandrina que vende queijadinhas à escondidas.
A vida nas cidades acaba por tirar à qualidade de vida o que oferece em oportunidades e assim recomendo a fuga para o interior que apesar de não termos tudo à mão temos tudo o que é necessário para termos uma vida saudável e de qualidade.

Rita Mestre, nº30

1 comentário:

Perdidos na Teia disse...

Ou seja temos tudo para sermos felizes!
Gosto do texto...e teve piada pegares no texto do Carlinhos!!
*