domingo, 7 de outubro de 2007

Surrealismo

Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Sigmund Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Este movimento desejou revolucionar a vida através da arte, aceitando e alimentando as manifestações do inconsciente, da loucura, do desregulamento dos sentidos, da anulação de fronteiras entre o sonho e a realidade. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal. Tentavam modelar, seja por meio de formas abstractas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia. os estados de tristeza e melancolia inspiraram muito os surrealistas, e nesse aspecto eles aproximam-se dos românticos, embora sejam muito mais radicais.

Principais artistas: Salvador Dalí, Ives Tanguy, Max Ernst, Juan Miró, René Magritte, Paul Delvaux, André Masson.
Salvador Dali - é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Ele criou o conceito de “paranóia critica para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas. Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”.





Mário Cesariny de Vasconcelos (Lisboa, 9 de Agosto de 1923 — Lisboa, 26 de Novembro de 2006) foi um pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo português.





Faz-me o favor...

Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.

É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das caras e dos dias.

Tu és melhor -- muito melhor!--
Do que tu. Não digas nada. Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.

de "O Virgem Negra" por M. C. V.
(Mário Cesariny).




ass:CarlosR Nº12

1 comentário:

Professor disse...

Classificação: Bom
Podia ter sido mais sintético e mais sistemático.
Alice e Paulo