domingo, 7 de outubro de 2007

Fauvismo



Origem do Nome:
O nome desta corrente deve-se a Louis Vauxcelles que apelidou os artistas numa exposição como “Les Fauves” no Salon d'Automne, em 1905, pois havia ali a estátua convencional de um menino rodeada de pinturas neste novo estilo, o que o levou a dizer que aquilo lhe lembrava um Donatello entre as feras. Este título inicialmente com o carácter depreciativo manteve-se. Este grupo de pintores escandalizou, então, os contemporâneos, ao utilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária.

Conceito :
O Fauvismo é uma corrente artística do início do século XX, que se situa entre 1905 e 1907, associada à pintura caracterizada pela busca da máxima expressão pictórica.

Temas:
Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objecto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.

Principais intervenientes:
Paul Gauguin; Van Gogh; Georges Braque; Andre Derain; Jean Puy e Paul Cézanne; Henri Matisse.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fovismo

Ass: Carina nº 11

1 comentário:

Professor disse...

Classificação: Muito Bom
Alice e Paulo