domingo, 4 de novembro de 2007

FEIRA de CASTRO



Plano-Guia

1ª Parte
Introdução
• 1º Paragrafo
Onde, quando, como e porque é que apareceu a feira de castro.

2ª Parte
Desenvolvimento
• 2º Paragrafo
Diferenças da feira antigamente.
• 3º Paragrafo
A feira presentemente.
• 4º Paragrafo
Principais atracções sentidas, por pessoas que visitam a feira.

3ª Parte
Conclusão
• 5º Paragrafo
Significado da feira para mim.

Artigo de Apreciação crítica

No terceiro domingo de Outubro realizou-se uma das mais apelativas feiras do baixo Alentejo, a famosa Feira de Castro, devido á posição geográfica e por ser terra de muitos agricultores a feira de Castro tem lugar em Castro Verde desde há muitos séculos atrás.
E famosa porque? Porque esta feira é uma das feiras mais antigas do sul e tornou-se a mais célebre não por as castanhas assadas nem pelos frutos secos ou pelo algodão doce e muito menos pelos carrocéis, o grilo ou os carrinhos de choque, mas sim, pelas romarias de gado de toda a parte do país, pelas inovações rurais da agricultura, o cante alentejano como o baldão, nessa altura a feira durava 15 dias.

O CANTE DO BALDÂO



Hoje em dia a feira não é mais do que uma ocasião em que os familiares se unem para confraternizar e para comprar produtos característicos das feiras onde os vendedores de todo o lado aproveitam para expor e comercializar os mesmos. Tem-se também assistido a uma entrada de novas mercadorias estrangeiras nomeadamente peças de origem africana, sul-americana e asiática o que era impossível verificar-se à cerca de 100 anos atrás. A feira de castro é para a maioria da população da vila, o grande evento do ano. Embora já não mantenha certas características tradicionais, continua a atrair anualmente centenas de pessoas de varias partes do país, o que a torna uma mais valia para o turismo do concelho.

UM EXEMPLO DE PEÇAS AFRICANAS COMERCIALIZADAS



Há quem só associe a feira a castanhas assadas, nozes, figos, mantas alentejanas, cestos de verga, o fado da Mariza e muita cerveja.

VÍDEO RESUMIDO DA FEIRA DE CASTRO



A meu ver a feira, para além de também ter muita cerveja, é um momento para “lavar a vista”, ou seja, ver pessoas novas e aprecia-las. Mas agora sem pensar nas mulheres, a feira para mim é um fim-de-semana cheio de moças novas. Não, já chega de falar nas moças, na minha opinião a feira é um mar de gajas. Pronto estou a ver que não consigo sair deste assunto e cheguei à conclusão que a feira para mim é sinónimo de um aglomerado dos mais variados estilos de gajas. E é basicamente por isso é que eu gosto da feira.

6 comentários:

Professor disse...

Atenção, o texto apresenta muitas incorrecções ortográficas.

professor: Paulo Mota

P.s.: Gostei dos videos que foi intercalando no texto.

Professor disse...

O seu problema é "gajas" a mais na cabeça e português a menos. Que eu saiba, não pedi um texto humorístico de gosto duvidoso, mas depois conversamos.

"Entre Aspas" disse...

para mim este é o melhor texto

Anónimo disse...

Está no 12º ano e não sabe utilizar os acentos ortográficos?!
O caso do "à" é lamentável.

"Entre Aspas" disse...

obrigado pela correcção
sim estou no 12º ano. mas calma todos erramos sei muito bem que aquele À tem acento grave. feio(a)

Professor disse...

Avaliação do texto:

Suficiente

Professores: Paulo e Alice